Conheça como funciona as instituições de ensino musical


MUITOS ME PERGUNTAM: A escola dá diploma ? É reconhecida pelo MEC ?  Qual garantia tenho do certificado ?

POUCOS SABEM: Há muita diferença entre os cursos oferecidos e o tipo de certificação. 



Primeiramente, não é todo curso de música que oferece DIPLOMA RECONHECIDO PELO MEC. Você terá direito a este diploma somente concluindo o CURSO TÉCNICO, ou seja, O CURSO CLÁSSICO, como piano, violino, violão clássico.
Neste caso, a escola que pode oferecer este diploma é apenas o Conservatório, que é reconhecido pelo MEC. Lembrando que este diploma equivale a um curso técnico, onde você só o terá em mãos após concluir o ENSINO MÉDIO, a partir dos 17 anos de idade.

Há escolas de música que oferecem “cursos livres”, ou seja, CURSOS POPULARES, entre eles violão, guitarra, teclado, bateria, etc. As escolas de cursos livres não precisam ser RECONHECIDAS PELO MEC, pois o este se responsabiliza apenas pelos cursos clássicos. As escolas de cursos livres, podem certificar o curso através de certificados que conferem a conclusão e tempo de curso e não a aptidão profissionalizante, pois isso só ocorre somente com o CURSO CLÁSSICO,  como foi dito anteriormente.
Lembrando que um Conservatório pode oferecer tanto cursos livres como cursos clássicos, e uma escola de cursos livres pode oferecer cursos clássicos até o 5º ano. Após esse período o aluno deverá continuar seus estudos em um Conservatório, para concluir seus ESTUDOS TÉCNICOS teóricos e práticos. E não pense que o Conservatório pode oferecer DIPLOMA para cursos livres só porque é autorizado pelo MEC. A regra é a mesma, certificado de conclusão para cursos populares (livres) e diploma para os cursos clássicos ( técnicos ).

Já para quem pretende ir mais além, tem a opção de cursar um ENSINO SUPERIOR EM MÚSICA, onde você pode escolher sua área de atuação. Aconselha-se a se preparar muito no curso técnico para que tenha aptidão teórica e prática para o VESTIBULAR, pois a prova não é fácil, envolve teste de aptidão prática, percepção, teoria musical, além do vestibular envolvendo as matérias básicas do Ensino Médio.
Espero ter ajudado com estas informações e fico a disposição para melhores esclarecimentos. Finalizo observando que a QUALIDADE DE ENSINO não está no Conservatório, no MEC, no diploma, na escola de musica ou no certificado. A qualidade do ensino musical e os resultados obtidos estão tanto na administração, métodos e corpo docente quanto também na dedicação pessoal do aluno.

Mary Ap Pimentel Lima, professora e coordenadora.

5 comentários:

  1. Olá, essa matéria oi bem esclarecedora! Mas minha dúvida é depois do curso técnico existe graduação para pianistas? Se sim, onde posso encontrar? Moro em São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se o curso de clarineta é considerado também clássico,somenteos que citou?

    ResponderExcluir
  3. Olá estudo em um conservatório há 3 anos,o curso é de 6 anos!!Estudo guitarra, com metodologia e matérias avançadas,fiquei sabendo que o certificado da instituição não é reconhecida pelo MEC,há como obter esse reconhecimento???

    ResponderExcluir
  4. Olá estudo em um conservatório há 3 anos,o curso é de 6 anos!!Estudo guitarra, com metodologia e matérias avançadas,fiquei sabendo que o certificado da instituição não é reconhecida pelo MEC,há como obter esse reconhecimento???

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu sempre quis fazer aula de violino e agora tenho um propósito de aprender para tocar no ministério de louvor, só que estou em dúvida quanto a escola, se faço em conservatório pois eu nunca antes procurei tentar fazer, mais agora eu quero isso. Quais orientações necessárias que devo saber da instituição?
    Obrigada

    ResponderExcluir